AVCB/CLCB expirado, o que fazer?
- massaryconsultec
- 29 de jul.
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Manter a documentação do seu estabelecimento regularizada é essencial para o bom funcionamento do negócio. Entretanto, alguns documentos, como o AVCB e o CLCB, possuem data de validade. Portanto, é fundamental estar atento a essas datas para não correr o risco de ter as licenças vencidas e, consequentemente, o estabelecimento fechado.

Para funcionar regularmente, um estabelecimento precisa manter suas licenças em dia. Isso porque o local físico deve estar apto a exercer as atividades propostas. Locais com circulação de pessoas, por exemplo, precisam de alvarás que comprovem condições adequadas de segurança; assim, em caso de acidentes, há rotas de fuga seguras e sinalizadas para que todos possam evacuar o local com tranquilidade.
Fazer o acompanhamento das licenças é extremamente importante. O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) são exemplos de documentos obrigatórios para manter a legalidade do negócio, mas ambos possuem validade limitada, geralmente entre 1 e 5 anos, dependendo do tipo de uso e do risco da edificação.
Os problemas decorrentes do vencimento do AVCB/CLCB variam desde multas administrativas até responsabilidades criminais em caso de acidentes. Além disso, empresas com licenças vencidas podem perder espaço no mercado, tendo dificuldades para firmar parcerias e contratos com outras organizações.
Se você percebeu que sua licença está próxima do vencimento ou já venceu, a regularização deve ser solicitada o quanto antes.
Os passos para agir em caso de licença vencida são:
➔ Suspensão temporária das atividades de risco;
➔ Contratação de um profissional ou empresa especializada em AVCB/CLCB;
➔ Atualização das instalações de segurança, substituindo equipamentos que não estejam em perfeito funcionamento ou estejam fora da validade; ➔ Solicitação de nova vistoria do Corpo de Bombeiros; ➔ Pagamento das taxas necessárias.
Agir rapidamente demonstra comprometimento com a segurança e evita prejuízos maiores.
A Massary pode te ajudar!
Contar com profissionais especializados nesse momento evita muitas dores de cabeça e agiliza todo o processo. A Massary atua há mais de 28 anos ajudando empresas na regularização e atualização de suas licenças.
Regularizar o AVCB vencido é mais do que uma obrigação legal: é uma medida essencial para garantir a segurança de pessoas e patrimônios.
Antecipe-se aos problemas: procure a Massary e assegure que seu estabelecimento esteja em dia com a segurança e a legislação.